Primeiro trimestre
Nome do trabalho
Baixo o Rio Bravo somos todos irmãos...
Objetivo
Construir conhecimentos e constituir rotinas de pesquisa que permitam estabelecer referências geográficas espaciais associadas à cultura dos países de língua espanhola, junto com construção de uma dinamica transdisciplinar e principalmente estabelecer um vinculo cultural com o objeto de estudo.
.
Metodologia
- · Indicação aleatória de um pais de língua espanhola para cada aluno do sexto ano.
- · Pesquisa e produção individual por parte dos alunos.
- · Envio da produção textual e das tarefas de pesquisa até as 24:00 do dia 28 de Fevereiro no mail preimersaugusto@gmail.com – Passado este horário a nota valerá até 70% tendo como limite máximo às 24:00 do dia 3 de março, estrapolou este prazo sem entrega dos trabalhos a nota passa a ser zero (0).
- · Composição da nota: 50% Produção textual, 30% Pesquisa e 20% Apresentação
- · Publicação dos trabalhos no BLOG
- · Tabulação para análise comparativa dos países pesquisados
Competências e habilidades do trabalho
Competências trabalhadas:
a) Dominar linguagens Dominar a norma culta da língua portuguesa e/ou do idioma estudado e fazer uso da linguagem matemática, artística e científica.
b) Compreender Fenômenos Construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.
c) Enfrentar Situações-Problema Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações problema.
d) Construir Argumentação Relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente.
e) Elaborar Proposta Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
f) Compreende, ainda, a competência de ler, compreender, interpretar e produzir textos no sentido amplo do termo, envolvendo todas as áreas e disciplinas que compõem a atividade pedagógica da escola. Pressupõe, portanto, instrumental de comunicação e expressão adequado para a percepção das transformações de espaço/tempo da história, da geografia e da literatura.
Habilidades trabalhadas (**)
4 – Dada uma situação-problema, apresentada em uma linguagem de determinada área de conhecimento, relacioná-la com sua formulação em outras linguagens e vice-versa.
5 – A partir da leitura de textos literários consagrados e de informações sobre concepções artísticas, estabelecer relações entre eles e seu contexto histórico, social, político ou cultural, inferindo as escolhas dos temas, gêneros discursivos e recursos expressivos dos autores.
6 – Com base em um texto, analisar as funções da linguagem, identificar marcas de variantes linguísticas de natureza sociocultural, regional de registro ou de estilo e explorar as relações entre as linguagens coloquial e formal.
Formato
- O Trabalho tem que ser feito em formato WORD, em português, com um mínimo de 10 linhas e sem limite máximo (sugerimos um texto com até 25 linhas completas) , não esta permitida produção em forma de tópicos dos itens sugeridos. Fonte Arial 12 com as seguintes informações sobre o pais selecionado.
- a) Nome original
- b) Fundação
- c) Data e herói (s) da Independência da Espanha (Item não válido para quem for pesquisar a Espanha)
- d) Moeda
- e) Belezas naturais
- f) Capital
- g) Prato típico
- h) Ritmo musical e Dança Nacional
- i) Personalidade (s) de destaque (artista, atleta, intelectual...)
- j) Principal economia (turismo, minérios, agricultura, etc...)
- k) Religião maioritária
Apresentação
- · O Trabalho tem que ter Capa composta pelo logo do Colégio, Nome do trabalho, Nome do Aluno, número de chamada e série.
- · Foto selecionada da internet (imagens google, ...) com tamanho médio
- · Vídeo selecionado do youtube falando do pais selecionado (basta copiar a barra de endereço do navegador e copiar no final do trabalho junto com a imagem)
- · Bibliografia
Paises selecionados por aluno. O Número corresponde à numeração de chamada.
Sexto A Sexto B
1- Argentina Espanha
2- Chile Argentina
3-- Uruguai Cuba
4- Paraguai Porto Rico
5- Bolívia República Dominicana
6- Peru Cuba
7- Equador México
8- Colômbia Guatemala
9- Venezuela Honduras
10 Panamá El Salvador
11 Costa Rica Nicarágua
12 Nicarágua Costa Rica
13 El Salvador Panamá
14 Honduras Venezuela
15 Guatemala Colômbia
16 México Equador
17 Cuba Peru
18 República Dominicana Bolívia
19 Porto Rico Paraguai
20 Cuba Uruguai
21 Espanha Chile
22 Guiné Equatorial Guiné Equatorial
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.