sábado, 22 de janeiro de 2011

Trabalho trimestral em grupo para Sétimos anos

Primeiro trimestre

Nome do trabalho

Comidas de Hispano América, cores e sabores...

Objetivo
  • ·         Construir conhecimentos e constituir rotinas de pesquisa que permitam estabelecer referências geográficas espaciais associadas à cultura dos países de língua espanhola.
  • ·         Descobrir particularidades dos países de língua hispânica por meio dos alimentos e de suas tradições culinárias.
  • ·         Produzir trabalhos com características de transversalidade disciplinar
  • ·         Produzir ação coletivas com responsabilidade.
Metodologia

  • ·         Indicação aleatória de um pais de língua espanhola para cada grupo do sétimo ano.
  • ·         Pesquisa e produção coletiva por parte dos alunos.
  • ·         Os grupos de no máximo quatro alunos serão formados por sorteio.
  • ·         Cada grupo vai escolher um relator. A função do relator é anexar um documento escrito em Word – fonte Arial 12 – com um relatório explicando: quais tarefas foram atribuídas a cada membro do grupo e o motivo para tal, se elas foram cumpridas na sua totalidade, junto com a justificação (breve explicação) da estratégia do trabalho. Este documento não será publicado no Blog.
  • ·         O trabalho será gravado em vídeo ou câmera fotográfica com esta função. Recomendamos a edição em movie maker e salvar a gravação em AVI ou MPEG.
  • ·         Se os nomes dos alimentos, pratos ou tradições são um complicador na pronuncia dificultando o texto da apresentação, se poderá falar em português desde que o vídeo tenha as legendas em espanhol correspondentes.
  • ·         Envio da produção, das tarefas de pesquisa e do trabalho de multimídia até as 24:00 do dia 04 de Fevereiro no mail preimersaugusto@gmail.com – Passado este horário a nota valerá até 70% tendo como limite máximo às 24:00 do dia 3 de março, passado este prazo sem entrega dos trabalhos a nota passa a ser zero (0).
  • ·         A não entrega do trabalho com relatório implica na perda automática de 30% da nota.
  • ·         Composição da nota: 50% Produção, 25% Pesquisa e 25% Apresentação.
  • ·         Publicação dos trabalhos no BLOG
  • ·         Tabulação para análise comparativa dos países pesquisados.
  •  
Competências e habilidades do trabalho

Competências trabalhadas:

a)      Dominar linguagens Dominar a norma culta da língua portuguesa e/ou do idioma estudado e fazer uso da linguagem matemática, artística e científica.
b)      Compreender Fenômenos Construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.
c)       Enfrentar Situações-Problema Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações problema.
d)      Construir Argumentação Relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente.
e)      Elaborar Proposta  Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
f)       Compreende, ainda, a competência de ler, compreender, interpretar e produzir textos no sentido amplo do termo, envolvendo todas as áreas e disciplinas que compõem a atividade pedagógica da escola. Pressupõe, portanto, instrumental de comunicação e expressão adequado para a percepção das transformações de espaço/tempo da história, da geografia e da literatura.

Habilidades trabalhadas (**)

4 – Dada uma situação-problema, apresentada em uma linguagem de determinada área de conhecimento, relacioná-la com sua formulação em outras linguagens e vice-versa.
5 – A partir da leitura de textos literários consagrados e de informações sobre concepções artísticas, estabelecer relações entre eles e seu contexto histórico, social, político ou cultural, inferindo as escolhas dos temas, gêneros discursivos e recursos expressivos dos autores.
6 – Com base em um texto, analisar as funções da linguagem, identificar marcas de variantes linguísticas de natureza sociocultural, regional de registro ou de estilo e explorar as relações entre as linguagens coloquial e formal.

Formato 

  • ·         O Trabalho tem que ser feito em DVD,
  • ·         Em espanhol ou em português com as legendas correspondentes
  • ·         O tempo mínimo de produção é de três e o máximo cinco minutos.
  • ·         A produção tem que ter um fundo musical do país sorteado
  • ·         O trabalho tem que apresentar o cardápio típico da gastronomia de um país hispano americano.
  • ·         Tem que constar a explicação junto com o nome dos ingrediente da(s) receita(s) e/ou da tradição culinária: história, curiosidades, particularidades...
  • ·         Tem que indicar a existência de restaurantes onde se possa experimentar a(s) receita(s) em São Paulo.
  • ·         Concluir dando uma opinião do grupo sobre os sabores e cores dos alimentos (pratos) apresentados.
  • ·         No final da gravação incluir créditos bibliográficos da pesquisa.
  • ·         O relatório em Word tem que estar dentro do DVD  

Apresentação

  • ·         O Trabalho tem que ter Capa de DVD impressa com o logo do Colégio, Nome do trabalho, Nome dos Alunos, número de chamada e série.
  • ·         A capa tem que ser ilustrada
  • O trabalho será apresentado para a sala no dia 18/03/2011 (Esta data demanda confirmação)

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