sábado, 22 de janeiro de 2011

Trabalho trimestral individual para Sextos anos:

Primeiro trimestre

Nome do trabalho
Baixo o Rio Bravo somos todos irmãos...

Objetivo
Construir conhecimentos e constituir rotinas de pesquisa que permitam estabelecer referências geográficas espaciais associadas à cultura dos países de língua espanhola, junto com construção de uma dinamica transdisciplinar e principalmente estabelecer um vinculo cultural com o objeto de estudo.
.
Metodologia

  • ·         Indicação aleatória de um pais de língua espanhola para cada aluno do sexto ano.
  • ·         Pesquisa e produção individual por parte dos alunos.
  • ·         Envio da produção textual e das tarefas de pesquisa até as 24:00 do dia 28 de Fevereiro no mail preimersaugusto@gmail.com – Passado este horário a nota valerá até 70% tendo como limite máximo às 24:00 do dia 3 de março, estrapolou este prazo sem entrega dos trabalhos a nota passa a ser zero (0).
  • ·         Composição da nota: 50% Produção textual, 30% Pesquisa e 20% Apresentação
  • ·         Publicação dos trabalhos no BLOG
  • ·         Tabulação para análise comparativa dos países pesquisados
Competências e habilidades do trabalho

Competências trabalhadas:

a)      Dominar linguagens Dominar a norma culta da língua portuguesa e/ou do idioma estudado e fazer uso da linguagem matemática, artística e científica.
b)      Compreender Fenômenos Construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.
c)       Enfrentar Situações-Problema Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações problema.
d)      Construir Argumentação Relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente.
e)      Elaborar Proposta  Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
f)       Compreende, ainda, a competência de ler, compreender, interpretar e produzir textos no sentido amplo do termo, envolvendo todas as áreas e disciplinas que compõem a atividade pedagógica da escola. Pressupõe, portanto, instrumental de comunicação e expressão adequado para a percepção das transformações de espaço/tempo da história, da geografia e da literatura.

Habilidades trabalhadas (**)

4 – Dada uma situação-problema, apresentada em uma linguagem de determinada área de conhecimento, relacioná-la com sua formulação em outras linguagens e vice-versa.
5 – A partir da leitura de textos literários consagrados e de informações sobre concepções artísticas, estabelecer relações entre eles e seu contexto histórico, social, político ou cultural, inferindo as escolhas dos temas, gêneros discursivos e recursos expressivos dos autores.
6 – Com base em um texto, analisar as funções da linguagem, identificar marcas de variantes linguísticas de natureza sociocultural, regional de registro ou de estilo e explorar as relações entre as linguagens coloquial e formal.

Formato 

  • O Trabalho tem que ser feito em formato WORD, em português, com um mínimo de 10 linhas e sem limite máximo (sugerimos um texto com até 25 linhas completas) , não esta permitida produção em forma de tópicos dos itens sugeridos. Fonte Arial 12 com as seguintes informações sobre o pais selecionado.
  • a)      Nome original
  • b)      Fundação
  • c)       Data e herói (s) da Independência da Espanha (Item não válido para quem for pesquisar a Espanha)
  • d)      Moeda
  • e)      Belezas naturais
  • f)       Capital
  • g)      Prato típico
  • h)      Ritmo musical e Dança Nacional
  • i)        Personalidade (s) de destaque  (artista, atleta, intelectual...)
  • j)        Principal economia (turismo, minérios, agricultura, etc...)
  • k)      Religião maioritária

 Apresentação
  • ·         O Trabalho tem que ter Capa composta pelo logo do Colégio, Nome do trabalho, Nome do Aluno, número de chamada e série.
  • ·         Foto selecionada da internet (imagens google, ...) com tamanho médio
  • ·         Vídeo selecionado do youtube  falando do pais selecionado (basta copiar a barra de endereço do navegador e copiar no final do trabalho junto com a imagem)
  • ·         Bibliografia
 Paises selecionados por aluno. O Número corresponde à numeração de chamada.

Sexto A                                            Sexto B
1-      Argentina                                          Espanha
2-      Chile                                                Argentina
3-Uruguai                                             Cuba
4-     Paraguai                                           Porto Rico
5-     Bolívia                                              República Dominicana
6-     Peru                                                Cuba
7-    Equador                                           México
8-     Colômbia                                         Guatemala
9-   Venezuela                                         Honduras
10   Panamá                                             El Salvador
11 Costa Rica                                        Nicarágua
12 Nicarágua                                         Costa Rica
13  El Salvador                                       Panamá
14  Honduras                                          Venezuela
15  Guatemala                                         Colômbia
16  México                                              Equador
17  Cuba                                                 Peru
18   República Dominicana                        Bolívia
19  Porto Rico                                         Paraguai
20  Cuba                                                  Uruguai
21  Espanha                                             Chile
22 Guiné Equatorial                                 Guiné Equatorial                                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.